segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

As disciplinas da vida Cristã

Leitura Bíblica em Classe; 2 Tm 2.3-12
Esboço da lição
Introdução
I. O que são as disciplinas da vida cristã.
II. Símbolos das disciplinas da vida cristã.
III. A eficácia das disciplinas da vida cristã.
Conclusão
Autor deste comentário: Esdras Costa Bentho
Título deste subsídio: Introdução às disciplinas da vida cristã.
Palavras-chaves: disciplina; vida cristã; exercícios espirituais.

Introdução
Durante este trimestre as igrejas Assembléias de Deus no Brasil estudarão as disciplinas da vida cristã, escrita pela pena e verve literária do teólogo pentecostal, Pastor Claudionor de Andrade. Essas lições, a primeira vista, não apresentam muita dificuldade quanto à compreensão das mesmas, entretanto, não podemos dizer o mesmo quanto à prática. Evidentemente, todos os cristãos sabem muito bem da importância da oração, da leitura bíblica diária, da adoração, entretanto, todos os que habitam nos grandes centros urbanos, cercados pela correria do dia-a-dia, sabem o quanto é difícil manter uma disciplina diária na oração, leitura bíblica entre outras piedosas práticas cristãs. Daí a importância desses estudos que não pretendem ensinar o crente como orar ou ler a Bíblia, mas motivá-los ao exercício diário dessas atividades sacras.
1. Definição: O comentarista da lição, Pr. Claudionor de Andrade, define as disciplinas da vida cristã como os "exercícios espirituais prescritos na Bíblia Sagrada, cujo objetivo é proporcionar ao crente uma intimidade singular com o Pai Celeste, constrangendo os que nos cercam a glorificar-lhe o nome".
Destarte, o professor deve observar atentamente o sentido da palavra disciplina, conforme usado na lição, para não confundir o significado que o autor dá ao substantivo com os vários sentidos empregados nos textos da ARA e ARC.
Nos textos das versões bíblicas citadas, o substantivo traduz, geralmente, as palavras yāsar e mûsār para o hebraico e mais frequentemente paideuō para o grego neotestamentário. No Antigo Testamento "disciplina", yāsar e mûsār, referem-se à correção, ao castigo que os pais administram aos seus filhos como forma de corrigir-lhes as faltas: "Sabe, pois, no teu coração, que, como um homem disciplina (yāsar) a seu filho, assim te disciplina (yāsar) o SENHOR, teu Deus" (Dt 8.5). A ARC traduz yāsar por "castigar", mas a NVI segue a ARA.
Corrigir por meio de sanções ou castigos físicos era a forma mais peculiar de educação e disciplina entre os hebreus. O termo disciplina, como estudado nesta lição, não corresponde ao sentido de "impor castigo ou sanções".  Pelo contrário, disciplina tem haver com a vida devocional metódica, escorreita e disciplinada. Está mais relacionada às sanções estabelecidas para o relacionamento diário com Deus e com a sociedade do que com os castigos e flagelos físicos. É uma disciplina da alma, das emoções, dos sentidos, da piedade.
Todavia, com o desenvolvimento da Teologia do Antigo Testamento e do conceito diacrônico de yāsar e mûsār, paulatinamente, o sentido de "correção física" passa a ser substituído pelo conceito de "sabedoria". Os sábios de Israel deslocam o sentido fundamental de yāsar e mûsār para o ideal de uma vida disciplinada. Esta vida disciplinada evitaria à penalidade da desobediência aos pais ou a lei. A desobediência considerada como uma "profanação", sem perder esse mesmo sentido, passa também a ser "loucura" (Pv 1.7; 2; 3), pelos sábios e "pecado" para o profeta (1 Sm 15.23).
A verdadeira disciplina, segundo a matriz aurífera do Antigo Testamento é: "Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem" (Ec 12.13). Mais tarde, na concepção neotestamentária que irá se distinguir da visão hebraica e grega, a disciplina do Senhor (no gr. paidéia kyriou e no hb. 'et mûsār YHWH) é a evidência de que estamos na posição filial e relacional com Deus: "É para disciplina que perseverais (Deus vos  trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? Mas, se estais sem correção, de que todos têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos" (Hb 12.7,8).
2. Quais os elementos das disciplinas da vida cristã?
Conforme atesta o comentarista, os elementos que compõem as disciplinas da vida cristã são: "adoração a Deus, leitura diária e sistemática das Escrituras, oração, serviço e todos os aspectos da mordomia cristã". No conjunto da enciclopédia teológica esses mesmos elementos fazem parte da espiritualidade cristã. Por conseguinte, os elementos da vida cristã envolvem todo o proceder cotidiano do crente. Implica em uma visão paradgmática que exclui a dicotomia entre sagrado e secular, mas mantêm a distinção entre santo e profano. Não há absolutamente nada na qual o verdadeiro cristão possa atribuir um caráter secular, excluindo dele, o sagrado ou vice-versa. O trabalho, as refeições, o lazer, a sociabilidade entre os sujeitos, as brincadeiras entre pais e filhos, as funções sociais – todas, sem exceção, são sagradas do ponto de vista da disciplina cristã: "Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus" (1 Co 10.31). O alvo das disciplinas da vida cristã é a glória de Deus! O Senhor, nosso Deus, deve ser glorificado através de nossas ações cotidianas. Nossa práxis deve condizer com a ortodoxia bíblica, pois assim, nossas obras, valores, leis, ética e moral serão instrumentos que ratificarão nossa filiação divina. As disciplinas da vida cristã, portanto, aplica a santidade e piedade cristã a todas as esferas da vida humana. 
Visite o blog do autor: www.teologiaegraca.blogspot.com

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